Sobre a elaboração progressiva dos pensamentos de Husserl acerca da fantasia e da consciência de imagem através da escrita

  • Luís Aguiar de Sousa Instituto de Filosofia da Nova (IFILNOVA) - Universidade Nova de Lisboa
  • Eduard Marbach

Abstract

Este artigo é um estudo sobre a evolução do pensamento de Husserl a respeito das noções de fantasia e consciência de imagem. Mostra-se como, a partir de uma primeira fase em que ainda identificava a fantasia como uma consciência de imagem, Husserl passou gradualmente a distingui-las e a definir cada vez melhor o que é próprio de cada uma. No que diz respeito à fantasia pura, o artigo mostra como Husserl chegou à ideia de que esta é uma modificação da percepção.. No que diz respeito à consciência de imagem, apresenta-se a evolução do estatuto do objecto-imagem (que não é uma ilusão) e da natureza da referência da imagem ao tema da imagem no pensamento de Husserl. São ainda discutidos alguns exemplos que tornam problemática a referência da imagem ao seu tema, em particular o caso da representação teatral. Por fim, mostra-se como a evolução destes conceitos no pensamento de Husserl implica também uma transformação da noção de “fantasma”, transformação essa que está ligada à rejeição do esquema “conteúdo da apreensão-apreensão”.


 


ABSTRACT
This paper consists in a study of the development of Husserl’s thought on the notions of phantasy and image consciousness. It shows how, following a first phase in which he still identified phantasy with image consciousness, Husserl gradually began to distinguish the two and define what is proper to each in an increasingly precise manner. The paper then shows how Husserl came to view pure phantasy as a modification of perception. Concerning image consciousness, it shows how the status of the image-object and the nature of its reference to the image subject evolved throughout Husserl’s thought. The problems raised by this model are also discussed, in particular when it comes to cases where there is no image subject, e.g. in theatre. Finally, the paper shows how the development of these concepts in Husserl’s work involves a new conception of the notion of “phantasm” – one that goes hand in hand with rejection of the 'content of apprehension-apprehension' scheme.

References

ALDEA, A. S. (2013). «Husserl’s Struggle with Mental Images: Imaging and Imagining Reconsidered». Continental Philosophy Review, 46 (3): 371-394. <10.1007/s11007-013-9268-7>
BRENTANO, F. (1959). Grundzüge der Ästhetik. Bern: A. Francke.
FERENCZ-FLATZ, C. (2009). «Gibt es perzeptive Phantasie?: Als-ob-Bewusstsein, Widerstreit und Neutralität in Husserls Aufzeichnungen zur Bildbetrachtung». Husserl Studies, 25 (3): 235-253. <10.1007/s10743-009-9062-x>
HUSSERL, E. (2009). Untersuchungen zur Urteilstheorie. Texte aus dem Nachlass (1893-1918). Husserliana 40, ed. Robin D. Rollinger. Dordrecht: Springer.
— (2004). Wahrnehmung und Aufmerksamkeit. Texte aus dem Nachlass (1893-1912). Husserliana 38, ed. Thomas Vongehr und Regula Giuliani. Dordrecht: Springer.
— (2001). Die Bernauer Manuskripte über das Zeitbewusstsein (1917/18). Husserliana 33, ed. Rudolf Bernet e Dieter Lohmar. Dordrecht: Kluwer.
— (1985). Texte zur Phänomenologie des inneren Zeitbewusstseins (1893-1917), ed. Rudolf Bernet. Hamburg: Meiner.
— (1984). Logische Untersuchungen, vol. 2. Husserliana 19/1, ed. Ursula Panzer. Den Haag: Martinus Nijhoff.
— (1980). Phantasie, Bildbewusstsein, Erinnerung. Zur Phänomenologie der anschaulichen Vergegenwärtigungen, Texte aus dem Nachlass (1898-1925). Husserliana 23, ed. Eduard Marbach. Den Haag: Martinus Nijhoff.
— (1966). Zur Phänomenologie des inneren Zeitbewusstseins. Husserliana 10, ed. Rudolf Boehm. Den Haag: Martinus Nijhoff.
— (1959). Erste Philosophie (1923/24), Zweiter Teil. Husserliana 8, ed. Rudolf Boehm. Den Haag: Martinus Nijhoff.
— (1950). Ideen zur einer reinen Phänomenologie und phänomenologischen Philosophie, Husserliana 3, ed. Walter Biemel. Den Haag: Martinus Nijhoff.
KLEIST, H. VON (1970). Sämtliche Werke und Briefe, Zweiter Band. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft.
REIKO, I. (2011). «Husserls Begriff des Bildes. Zu einer genetischen Phänomenologie des Bildbewusstseins». In: Yoshihiro Nitta, Toru Tani (eds.), Aufnahme und Antwort. Phänomenologie in Japan I. Würzburg: Königshausen & Neumann, 175-199.
ROZZONI, C. (2016). «Cinema Consciousness: Elements of a Husserlian Approach to Film Image», Studia Phaenomenologica, 16, Special Issue: “Film and Phenomenology”, ed. by C. Ferencz-Flatz and J. Hanich, 295-324
SHUM, P. (2015). «The Evolution and Implications of Husserl’s Account of the Imagination.» Husserl Studies, 31 (3): 213-236. <10.1007/s10743-015-9175-3>
Published
2019-08-30
How to Cite
DE SOUSA, Luís Aguiar; MARBACH, Eduard. Sobre a elaboração progressiva dos pensamentos de Husserl acerca da fantasia e da consciência de imagem através da escrita. Phainomenon, [S.l.], n. 29, p. 9-37, aug. 2019. ISSN 2183-0142. Available at: <https://phainomenon-journal.pt/index.php/phainomenon/article/view/394>. Date accessed: 19 apr. 2024.
Section
Articles