Facticidade e linguagem na leitura heideggeriana de Santo Agostinho

  • Maria Adelaide Pacheco Universidade de Évora

Abstract

RESUMO
A análise fenomenológica das Confissões de Santo Agostinho proporcionou a Heidegger a oportunidade de radicalizar o caminho da destruição da via teorética de acesso a Deus e de descoberta da vida fáctica, colocada sob a "indicação formal" do "histórico". No livro X das Confissões, com o seu longo rodeio pela memória, Heidegger encontrou uma experiência autêntica da temporalidade, em rutura com a temporalidade cosmológica própria da filosofia grega e da tradição metafisica. Uma confrontação com tal experiência está centrada na interpretação do termo agostiniano de cura, que Heidegger irá incorporar como existenciário responsável pela totalidade estrutural do Dasein em Sein und Zeit. Do mesmo modo, a descrição fenomenológica do "cuidado" na dupla modalidade da propriedade ou impropriedade na Freiburger Vorlesung de 1921 direcionou a investigação de Sein und Zeit para a ambiguidade da existência e do exercício da linguagem, enquanto Rede e Gerede.
Palavras-chave: temporalidade, cuidado, facticidade, linguagem

ABSTRACT: Language and facticity in Heidegger's lecture of Saint Augustine
The phenomenological analysis of the Confessions of Saint Augustine gave to Heidegger the opportunity to radicalize the deconstruction of the theoretical path to God and to discover the factical life under the "formal indication" of "the historical". In Book X of the Confessions Heidegger found an authentic experience of temporality, breaking down with the cosmological concept of time characteristic of Greek philosophy and of metaphysical tradition. The confrontation with such an experience is inscribed in Heidegger's interpretation of the augustinian concept "cura", that Heidegger will incorporate in Sein und Zeit, as an "existential" accountable for the whole Dasein's existential structure. So, the phenomenological description of "care", in the double modality of authenticity or unauthenticity in the Freiburger Vorlesung de 1921 will also lead the heideggerian's investigation in Sein und Zeit in the direction of the ambiguity of both Dasein's existence, which moves back and forward, and of Dasein's language, which swings between Rede und Gerede.
Key words: temporality, care, facticity, language


 

References

AGOSTINHO DE HIPONA (2000). Confissões. Edição bilingue. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
— (1970). De Magistro. Sancti Aurelii Augustini Opera, vol 2-2. Turnhout: Brepols Publishers.
— (1956). Enarrationes in Psalmos. Sancti Aurelii Augustini Opera, vol 10. Turnhout: Brepols Publishers.
AA.VV. (2001). As Confissões de Santo Agostinho. Atas do Congresso Internacional. Lisboa: Universidade Católica Editora.
HEIDEGGER, Martin (1995a). Einleitung in die Phänomenologie der Religion. Frühe Freiburger Vorlesung. Wintersemester 1920/1921. GA60. Frankfurt: Klostermann.
— (1995b). Augustinus und der Neuplatonismus. Frühe Freiburger Vorlesung Sommersemester 1921. GA 60. Frankfurt: Klostermann.
— (1977). Sein und Zeit. GA2. Frankfurt: Klostermann.
— (1976). Phanomenologie und Theologie (1927). GA9. Frankfurt: Klostermann.
KIESEL, Theodore (1995). The Genesis of Being and Time. Berkeley: University California Press.
Published
2012-04-02
How to Cite
PACHECO, Maria Adelaide. Facticidade e linguagem na leitura heideggeriana de Santo Agostinho. Phainomenon, [S.l.], n. 24, p. 63-77, apr. 2012. ISSN 2183-0142. Available at: <http://phainomenon-journal.pt/index.php/phainomenon/article/view/309>. Date accessed: 23 sep. 2018.
Section
Articles